O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas meteorológicos para todo o estado da Bahia nesta terça-feira, abrangendo todos os municípios em dois níveis de gravidade. Um alerta amarelo, indicando perigo potencial para chuvas intensas, e um alerta laranja, apontando risco significativo de tempestades. Ambos os alertas têm validade até às 10h desta quarta-feira 20, e serão substituídos por futuros avisos, possivelmente ampliando a área em alerta laranja.
O alerta laranja cobre 379 regiões, incluindo Centro Sul, Nordeste, Centro Norte, Sul, Metropolitana de Salvador, Extremo Oeste e Vale São-Franciscano da Bahia, além de áreas de Minas Gerais e do Espírito Santo. Nestas localidades, a chuva pode atingir de 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, acompanhada por ventos intensos, rajadas de 60 a 100 km/h, e possibilidade de queda de granizo. Essas condições aumentam o risco de cortes de energia elétrica, danos em plantações, quedas de árvores e alagamentos.
Para os 38 municípios em alerta amarelo, abrangendo áreas do Extremo Oeste, Centro Norte e Nordeste, a chuva pode variar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhada de ventos intensos, com rajadas de 40 a 60 km/h. Embora os riscos sejam similares aos do alerta laranja, a probabilidade de problemas maiores é menor. Este alerta também se estende a mais de 2,8 mil municípios em todo o Nordeste, Norte e partes significativas do Centro-Oeste. Foto: Divulgação