O novo Hospital Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas, atingiu mais um marco significativo com a conclusão da entrega da primeira remessa de equipamentos de saúde nesta quinta-feira 28. Sete caminhões carregados com macas, camas hospitalares, aparelhos de raio-x, autoclaves e outros itens essenciais foram descarregados, preparando o caminho para a instalação na moderna unidade de saúde.
A construção do hospital está a cargo da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur). A nova unidade integrará a rede estadual de assistência à saúde, expandindo os serviços de média e alta complexidade para toda a região da Costa das Baleias.
Após a entrega dos equipamentos, realizada entre quarta-feira 27 e hoje, o hospital aguarda uma nova remessa de equipamentos, insumos e medicamentos. A previsão é que a população tenha acesso aos serviços no primeiro semestre de 2024.
O presidente da Conder, Zé Trindade, destacou o compromisso do governador Jerônimo Rodrigues com a aceleração das obras. “A chegada dos equipamentos entre as festas de Natal e Réveillon é a prova que o trabalho não para. Pelo contrário, avança cada vez mais para garantir mais saúde para baianos e baianas”, afirmou.
A Secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, ressaltou a importância da unidade no processo de regionalização da assistência. “O Costa das Baleias vai funcionar com oferta de serviços 100% via Sistema Único de Saúde (SUS). Esse será um hospital de grande porte, com alta tecnologia”, afirmou a gestora.
Referência
Estruturado como Hospital Geral de Referência Macrorregional, o Hospital Costa das Baleias contará com 216 leitos, incluindo 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Com um investimento de mais de R$ 150 milhões apenas em obras físicas, oferecerá atendimentos de média e alta complexidade em diversas especialidades, incluindo cardiologia, oncologia, neurocirurgia, traumato-ortopedia, pediatria e saúde mental, em regime ambulatorial e de internação hospitalar. *Fotos: Danilo Alemão/Teixeira de Freitas