O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos (Alert-AS), emitiu alertas de chuvas intensas e tempestades, impactando diretamente 13 cidades da região do Extremo Sul baiano. O aviso, classificado como de “perigo potencial” na cor amarela, permanece vigente até este domingo 31.
São elas: Alcobaça, Caravelas, Guaratinga, Ibirapuã, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Vereda e Teixeira de Freitas.
As condições meteorológicas previstas indicam chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos, com rajadas de 40 a 60 km/h. O baixo risco de eventos mais severos, como cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, ainda requer atenção das autoridades e da população.
Recomenda-se a adoção de precauções, como evitar abrigo debaixo de árvores durante rajadas de vento, não estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda, e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
As demais cidades baianas incluidas no alerta são: Barreiras, Cândido Sales, Carinhanha, Cocos, Condeúba, Cordeiros, Coribe, Correntina, Encruzilhada, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, Licínio de Almeida, Luís Eduardo Magalhães, Malhada, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Piripá, Riachão das Neves, São Desidério, Sebastião Laranjeiras, Tremedal e Urandi.