A Bahia encerrou o ano de 2023 com um marco positivo na área da saúde infantil, revelando um avanço na cobertura vacinal. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde apontam que sete das oito vacinas recomendadas para crianças de um ano de idade registraram incrementos significativos, sendo a DTP (difteria, tétano e coqueluche) a grande estrela desse progresso, saltando de 63% em 2022 para impressionantes 81% em 2023, representando um aumento de 18 pontos percentuais.
A Secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destaca a importância desses resultados como fruto de um trabalho intenso em parceria com o Ministério da Saúde. “Os números revelam um resultado importante, fruto de um trabalho intenso que temos feito para proteger nossas crianças. Celebramos demais esses números, que servem de incentivo para seguirmos trabalhando para melhorar ainda mais a cobertura vacinal na Bahia”, afirma Santana.
Além da expressiva melhoria na DTP, outras vacinas também registraram crescimento notável, como a tríplice viral e a vacina contra hepatite A. A Bahia se destaca como uma das quatro unidades da federação que, em 2023, elevaram a cobertura para todas as vacinas recomendadas para bebês de 2 a 6 meses de idade, reforçando o compromisso do estado com a saúde infantil.