André Jatobá, vice-prefeito de Itapé, no sul da Bahia, foi detido na sexta-feira 12, sob acusações de porte ilegal de armas e tráfico de drogas, durante mandados de busca e apreensão relacionados à Lei Maria da Penha. A “Operação Revenge” visava buscar em dois endereços em Itabuna, segundo a Polícia Civil, investigando Jatobá por crimes contra sua ex-companheira.
Durante a execução das medidas judiciais, os agentes descobriram um extenso arsenal, incluindo diversas armas de fogo, munições, explosivos e entorpecentes. A ação foi conduzida pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam/Jequié), com apoio da 9ª e 6ª Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior.
Entre as apreensões, destacam-se três pistolas, duas réplicas de armas de fogo, carregadores, munições, cartuchos deflagrados, dinamites, explosivo artesanal, além de dispositivos eletrônicos como celulares, notebooks e tablets. Todo o material será periciado no Departamento de Polícia Técnica (DPT).
O político, eleito em 2020 pelo Podemos na chapa liderada pelo prefeito Naeliton, enfrentará as acusações, permanecendo detido à disposição da Justiça. Este incidente marca a primeira participação de Jatobá em disputas eleitorais, conforme dados do DivulgaCand, portal oficial de informações sobre candidaturas.