No último final de semana, uma ação conjunta entre órgãos ambientais e a Polícia Militar da Bahia resultou na apreensão de centenas de caranguejos-Uçá e guaiamuns em situação de extração ilegal nos municípios do Sul e Extremo Sul da Bahia.
As equipes coordenadas pelo Instituto do Meio Ambiente (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e pela Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA/PS) intensificaram a fiscalização nos principais pontos de extração e fornecimento comercial desses crustáceos, abrangendo municípios como Canavieiras, Valença, Guaimbi, Porto Seguro, Ilhéus e Belmonte.
Diversas cordas de caranguejo-Uçá, mesmo em período de defeso, foram apreendidas, revelando a persistência de atividades ilegais por parte de pescadores locais. Além disso, em ações surpreendentes, viveiros ilegais nos municípios de Guaimbi e Valença foram desmantelados, onde 210 guaiamuns, espécie ameaçada de extinção, eram mantidos em cativeiro.
A comercialização do Guaiamum está estritamente proibida, salvo em áreas que adotam práticas de manejo sustentável, como a Reserva Extrativista (RESEX) de Canavieiras. Todos os caranguejos-Uçá e guaiamuns apreendidos foram prontamente devolvidos ao seu habitat natural, ressaltando o compromisso com a preservação ambiental.
Os fiscais do IBAMA, INEMA e ICMBio autuaram pessoas e estabelecimentos envolvidos nas atividades ilegais, reforçando a mensagem de que ações prejudiciais à biodiversidade serão rigorosamente penalizadas. A população pode colaborar denunciando atividades suspeitas por meio do serviço de *Whats-Denúncia* da CIPPA/PS: (73) 99807-1353.