Uma operação realizada pela Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental Porto Seguro (CIPPA/PS) em colaboração com IBAMA, ICMbio, INEMA e a Secretaria do Meio Ambiente e Causa Animal de Porto Seguro resultou na apreensão de 12.788 unidades e 70 quilos de catado de Caranguejo-Uçá, acompanhados de 387 guaiamuns, que foram devolvidos ao seu habitat natural.
A ação abrangeu diversos municípios, incluindo Canavieiras, Cairu, Santa Cruz Cabrália, Ituberá, Nilo Peçanha, Porto Seguro, Belmonte e Camamu onde os fiscais ambientais identificaram e desativaram criatórios ilegais que contribuíam para a exploração não autorizada do Caranguejo-Uçá.
Além disso, vários pontos comerciais foram notificados por práticas ilegais relacionadas à comercialização de caranguejos e guaiamuns.
A segunda fase do Defeso está programada para ocorrer entre os dias 10 e 15 de fevereiro. Nesse período é importante os comerciantes providenciarem suas declarações de estoque do Caranguejo-Uçá. O guaiamum destinado à comercialização deve ser proveniente de Unidades de Conservação que praticam o manejo sustentável, considerando o risco de extinção dessa espécie.