A Ronda Omnira, expressão em yorubá que significa liberdade, é uma iniciativa do Grupo de Trabalho Permanente pela Igualdade Racial do Departamento de Promoção Social da Polícia Militar da Bahia (PM-BA). O serviço administrativo e operacional será especializado na condução de ocorrências ligadas aos terreiros de matriz africana na capital baiana.
O governador Jerônimo Rodrigues, ao lado do vice-governador Geraldo Júnior, entregou duas novas viaturas para o patrulhamento, destacando o compromisso do governo em atender às necessidades da população baiana. “A gente já vem dialogando com os movimentos inter-religiosos, e a pauta deles é muito justa. Entre as reivindicações, entregamos hoje essa ronda, que vai trabalhar contra qualquer tipo de intolerância religiosa, que é crime. É um projeto inovador, que só tem na Bahia. Outro passo que estamos estudando é a criação de uma delegacia especializada, que também é uma demanda deles”, afirmou o governador.
A operação será conduzida pelo Departamento de Promoção Social (DPS) da PM-BA, através do Grupo de Trabalho Permanente pela Igualdade Racial (GTPIR). Um efetivo de 22 homens e mulheres da Polícia Militar da Bahia atuará em espaços de sacralidade de matriz africana e em questões ligadas à intolerância religiosa e ao racismo estrutural.
O comandante da PM baiana, coronel Paulo Coutinho, ressaltou que o objetivo é realizar o papel constitucional da Polícia Militar, proporcionando segurança independente de credo em qualquer religião. “Será um trabalho ecumênico, que começa idealizado em virtude dos problemas com o povo-de-santo que aconteceram em nosso estado”, explicou o coronel. Com tropas capacitadas, a ronda busca atuar como força mediadora.
Em 2023, o Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, localizado na capital baiana, registrou 33 ocorrências de atitudes ofensivas, discriminatórias e de desrespeito a práticas e crenças religiosas na Bahia. A criação da Ronda Omnira representa um passo importante na luta contra a intolerância religiosa, promovendo a liberdade e a segurança para todas as comunidades.