Diego Alves da Silva é um jovem teixeirense, proprietário da Padaria Delícias da Dreza, e viu sua vida mudar totalmente em pouco tempo. Sua história é motivadora e de muita luta, bem como a vida de muitos empreendedores brasileiros.
Para sustentar a família, Diego trabalhava em uma empresa enquanto a esposa fazia bolos e pães caseiros para vender na porta de casa. Com o tempo, a notícia se espalhou e os clientes começaram a fazer encomendas, o que parecia inviável pois não contavam com a modalidade de delivery.
Acreditando neste sonho, o empreendedor optou por investir em seu próprio negócio e iniciou, há cinco anos, em um ponto comercial pequeno no bairro Redenção, distante do centro da cidade.
Ao escolher empreender, Diego enfrentou diversas dificuldades para gerir a empresa, porém com muita resiliência buscou reconfigurar sua mentalidade empreendedora para alcançar excelência operacional. Com o apoio do Sebrae, participou de cursos, capacitações e recebeu consultorias especializadas que o ajudaram a entender melhor o fluxo de vendas, a gestão financeira e de estoque, além de perceber a importância da presença digital para o fortalecimento da sua marca.
“Em três anos participando do programa Alimentação Fora do Lar, evoluímos muito na parte financeira com sistemas e lançamentos. Temos todas as informações da empresa na palma da mão”, explicou o empresário.
Em 2023, a padaria esteve entre 37 estabelecimentos da gastronomia durante o 10º Festival Gastronômico Sabores de Teixeira, e se destacou entre os ganhadores na categoria Sobremesa, ficando com o terceiro lugar.
“Saímos de uma mera padaria, para uma padaria reconhecida na sociedade. Começamos a ser vistos por instituições financeiras que nos oferecem crédito, por exemplo. Temos vídeos virais na internet e precisamos aumentar nosso quadro de funcionários. Passamos recentemente por uma reforma e ampliação na estrutura da padaria para conseguir atender à demanda”, acrescentou.
A expectativa do empresário é de que, em 2024, os produtos alcancem novos mercados e fortalecendo as bases, consigam um perfil de acesso ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), para continuar alçando passos ainda maiores enquanto mantém o desenvolvimento empresarial.
“Todos os anos indico o Sebrae, principalmente para aqueles que estão iniciando. É uma ferramenta importante, um grande parceiro não somente para aqueles que estão começando seus negócios, como também aos que já estão há um tempo no mercado, mas estão parados em certos gargalos. Confiem no Sebrae para as diversas soluções possíveis”, destacou.