Com festivais gastronômicos atingindo a maioridade em 2024 e outros ainda iniciando, o Sebrae no Extremo-Sul da Bahia comemora os resultados do último ano e prospecta grandes metas para os municípios de Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Eunápolis, Prado, Teixeira de Freitas e Santa Cruz Cabrália.
Uma das ações do projeto Alimentação Fora do Lar é promover e apoiar os festivais gastronômicos, que visam fortalecer a economia do local onde estão inseridos, especialmente em conjunto com o turismo que destaca a região a cada ano dentro da Costa das Baleias e da Costa do Descobrimento.
Em 2023, os resultados foram surpreendentes tanto para o projeto Alimentação Fora do Lar quanto para seus respectivos festivais gastronômicos, que juntos somaram um faturamento geral de R$ 16.962.685,78 para os estabelecimentos participantes, contando as vendas variadas, além dos pratos inscritos.
Retornando agora entre muitos novos projetos, a expectativa dos organizadores é que o festival gastronômico continue agradando aos paladares, desperte novas memórias gustativas e proporcione um ambiente aconchegante, com opções tipicamente baianas, bem características de cada local.
Para o gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, esses eventos vão além da gastronomia, já que representam melhorias também para os empresários dos setores hoteleiro, turístico e econômico. “Geramos uma boa receita, um faturamento geral surpreendente que é injetado diretamente na economia local. Não somente os organizadores estão comemorando as marcas recordes, como também o empresariado já demonstra interesse nos desafios das próximas edições. Um destaque especial é a estreia de Santa Cruz Cabrália como novo participante dos festivais de sucesso e já começou com ótimos resultados”, comentou.
Durante os festivais, cada temática proporciona experiências gastronômicas únicas, com a participação de turistas das mais variadas regiões em busca dos atrativos que as imersões da gastronomia trazem, as aulas com renomados chefs de cozinha e o networking através das programações culturais envolvidas.
São seis grandes festivais, que em 2023 registraram 295 empresas participantes, 168 novos postos de trabalho e o crescimento de 77% nas vendas, com um aumento também no alcance nas redes sociais e mais de R$ 2 milhões em geração de mídia espontânea, conectando esses locais e a gastronomia ao mundo.
Com resultados assim, não somente os organizadores e empresários aumentam suas expectativas para o novo ano, mas turistas, clientes, munícipes e admiradores da boa gastronomia também começam a recalcular as rotas e roteiros dos desafios que 2024 pode trazer.