O governador Jerônimo Rodrigues liderou uma comitiva baiana em visita à cidade de Barcelona, Espanha, para conhecer uma unidade revolucionária que abastece cerca de 60 ônibus de transporte público com hidrogênio verde. Instalada pela Iberdrola, a planta de produção, armazenamento e distribuição é a primeira na Espanha dedicada ao transporte público, funcionando há mais de quatro anos. O governador e sua equipe foram recebidos pelo delegado institucional da Iberdrola na Catalunha, Andrés Carasso, que apresentou as instalações e destacou o impacto positivo dessa tecnologia sustentável.
A visita faz parte dos esforços da Bahia em adotar fontes de energia limpa, especialmente o hidrogênio verde. O estado lançou o H²V Atlas Bahia durante a COP28, consolidando sua posição como líder global na produção de energia sustentável. A comitiva também explorou oportunidades no setor tecnológico, reunindo-se com a empresa argentina Satellogic, especializada em tecnologia de satélites para monitoramento geoespacial. O governador Jerônimo Rodrigues avaliou possíveis parcerias para utilizar a tecnologia da Satellogic em colaboração com o Senai/Cimatec, fortalecendo ainda mais a posição da Bahia na transição para uma economia de baixo carbono.
“Nós estamos aqui, primeiro, para entender que tipo de serviço podemos fazer em parceria com a Satellogic. Eles lançam os satélites e, da Órbita, mandam informações de um estado, de um país, de uma empresa, para, por exemplo, monitorar incêndios ou acompanhar obras em estradas. Vamos estudar o que podemos contratualizar para a Bahia e, também, se há condições deles instalarem uma unidade de produção de satélite no estado”, adiantou Jerônimo.