Uma premiação na tarde de segunda-feira 26, a sede da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA) com a presença do secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, marcou a autorização para o pagamento dos premiados nos editais da Paulo Gustavo Bahia (PGBA). Mestras e mestres da cultura popular, representando os premiados, foram recebidos, celebrando seus legados ancestrais de diversas comunidades do estado.
Bruno Monteiro destacou a importância de reconhecer a trajetória cultural de agentes e instituições com um profundo legado ancestral nas comunidades baianas. Cerca de 337 agentes culturais foram premiados em três editais, que, juntos, somam um montante de mais de quase R$ 10 milhões. Os 919 projetos contemplados em 16 editais de diversas linguagens artísticas e culturais estão previstos para receberem os recursos na primeira quinzena de março.
O início dos pagamentos, priorizando os prêmios, reflete o comprometimento do Governo do Estado em valorizar a rica e diversa tradição cultural.
Os contemplados nos editais de fomento e premiação do audiovisual terão seus recursos creditados até o final de março, seguindo um cronograma separado. Após o pagamento dos projetos habilitados, suplentes serão convocados e remunerados, utilizando recursos de rendimentos bancários, remanescentes de alguns editais e verbas não utilizadas por municípios baianos.