Na busca por consolidar a Nova Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), a cidade de Barreiras, no Oeste baiano, foi palco da segunda semana da 5ª Conferência Estadual de CT&I. Organizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o evento tem como objetivo embasar a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti) para o período de 2024-2035.
A plenária em Barreiras, realizada nesta terça-feira 4, contou com a participação do secretário da Secti, André Joazeiro, da reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Adriana Marmori, e do reitor da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), Jacques Miranda, além de outros membros do ecossistema científico e tecnológico local.
Diversos setores, representando a chamada “quádrupla hélice” composta por academia, setor produtivo, poder público e sociedade civil organizada, apresentaram sugestões que serão compiladas em um documento. Essas propostas seguirão para a conferência estadual agendada para os dias 04 e 05 de abril em Salvador, onde serão analisadas e sujeitas à aprovação pelo Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Conciteci).
O secretário da Secti, André Joazeiro, destaca a importância de cada setor na formulação da política, enfatizando a necessidade de aproximação entre a universidade, setor produtivo, governo e sociedade civil. “Todas as mudanças de cultura que tratamos no nosso planejamento envolvem esses atores”, explica Joazeiro.
A reitora da Uneb, Adriana Marmori, ressalta a metodologia participativa do evento, destacando a democratização e participação como fundamentais. Ela expressa a expectativa de que as decisões tomadas na conferência se traduzam em políticas públicas efetivas para a sociedade local.
Jacques Miranda, reitor da Ufob, destaca a relevância da participação da universidade nesse processo. “A produção de conhecimento pela universidade e sua relação com os diversos segmentos da sociedade têm uma importância estratégica para a construção da política estadual e para contribuir com a estratégia nacional”, afirma Miranda.
A plenária em Barreiras foi coordenada pelo Superintendente de Inovação, Agnaldo Freire, e marcou mais uma etapa significativa na construção coletiva das diretrizes que orientarão a CT&I na Bahia. Feira de Santana será a próxima cidade a sediar a conferência, seguida por Lauro de Freitas, encerrando essa primeira etapa. As inscrições para a etapa macroterritorial estão abertas, e mais informações podem ser obtidas no site da Secti.