Na manhã desta quarta-feira 6, a Polícia Federal deflagrou a operação “Códigos Ilícitos” em Ilhéus, no sul da Bahia, para investigar suspeitas de fraudes no Bolsa Família, referentes a 2022, quando o programa era denominado Auxílio Brasil.
A investigação teve início ao descobrir que funcionários de uma lotérica foram envolvidos por criminosos para facilitar a liberação indevida de benefícios sociais. Segundo a PF, os benefícios eram solicitados fraudulentamente em nomes de terceiros, residentes na Bahia ou em outros estados, alheios à fraude.
Os funcionários da lotérica, cúmplices no esquema, ativavam indevidamente o aplicativo Caixa Tem, possibilitando ao grupo criminoso sacar os benefícios emergenciais sem a utilização de cartão, valendo-se de códigos (token).
A operação busca mais informações sobre o crime e identificação de outros envolvidos, cumprindo medidas judiciais expedidas pela Justiça Federal de Ilhéus. A investigação continua com a análise dos materiais apreendidos e os depoimentos dos suspeitos.
A Caixa Econômica Federal, em nota, afirmou monitorar seus produtos e transações, colaborando com órgãos de segurança pública para investigar e combater fraudes. O crime investigado, peculato furto, prevê pena de até 12 anos de reclusão e multa.