O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de chuva intensa para todas as cidades do extremo sul da Bahia. Com a previsão de chuvas significativas para os próximos dias, a população da região deve ficar atenta aos possíveis impactos e adotar medidas de precaução.
No extremo sul, municípios como Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda estão entre os que receberam o alerta de chuva intensa. A frente fria associada à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) pode resultar em precipitações de 20 a 30 mm/h, podendo atingir até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos de 40-60 km/h.
Já os demais municípios sob alerta são Abaré, Anagé, Arataca, Barra do Choça, Belo Campo, Caatiba, Camacan, Canavieiras, Cândido Sales, Caraíbas, Casa Nova, Condeúba, Cordeiros, Curaçá, Encruzilhada, Firmino Alves, Guajeru, Ibicuí, Itaju do Colônia, Itambé, Itapetinga, Itarantim, Itororó, Jacaraci, Jandaíra, Jussari, Licínio de Almeida, Macarani, Maetinga, Maiquinique, Mascote, Mortugaba, Nova Canaã, Pau Brasil, Piripá, Planalto, Potiraguá, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, São José da Vitória, Sebastião Laranjeiras, Tremedal, Una, Urandi e Vitória da Conquista.
Diante do risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, é fundamental que a população esteja preparada e adote medidas de segurança. Evitar abrigar-se debaixo de árvores durante rajadas de vento, não estacionar próximo a torres de transmissão e placas de propaganda, e desconectar aparelhos eletrônicos da tomada são recomendações importantes.
Em situações de emergência, a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) estão disponíveis para prestar auxílio à população. A prevenção e a prontidão são essenciais para enfrentar os possíveis impactos das chuvas intensas previstas para as cidades do extremo sul e demais regiões da Bahia. *Foto: Acervo/AT