A Suzano, líder global na produção de celulose, anunciou ter retirado mais de 51 mil pessoas da pobreza no Brasil desde 2020, com um aumento de 21,3% no número de beneficiados em relação ao ano anterior, totalizando mais de 347 mil pessoas alcançadas por suas iniciativas sociais. Somente em 2023, a empresa investiu R$ 49,3 milhões em projetos de relacionamento, geração de renda e educação, conforme revelado em seu Relatório de Sustentabilidade anual.
De acordo com a empresa, o investimento em projetos sociais aumentou 36% de 2021 para 2023, atingindo seu maior volume histórico. Em 2023, mais de 347 mil pessoas foram beneficiadas por iniciativas da empresa nas áreas de relacionamento, geração de renda e educação. A Suzano destinou R$ 22,1 milhões em projetos conectados ao combate à pobreza, beneficiando mais de 114 mil pessoas em cerca de 120 municípios, como parte de seus Compromissos para Renovar a Vida.
Além das ações próprias, a Suzano busca engajar parceiros na agenda de desenvolvimento social, firmando acordos com instituições como Sofidel, Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), USAID, ICCB, SEBRAE SP e BNDES. Por meio do Programa Suzano de Educação, a empresa impactou cerca de 137 mil pessoas em 646 escolas das redes municipais de educação pública em quatro estados brasileiros. O Relatório de Sustentabilidade 2023 também destaca a liderança da companhia no mercado e seus avanços em conservação da biodiversidade, seguindo normas internacionais de relatórios de sustentabilidade.