Dez agentes de viagens vindos dos estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais tiveram a oportunidade de explorar o patrimônio religioso católico da Bahia durante uma visita de dois dias a Salvador. Os profissionais escolheram conhecer os templos sagrados da cidade com o objetivo de futuramente comercializarem pacotes turísticos baseados nos roteiros desenvolvidos pela Pastoral do Turismo da Arquidiocese de Salvador (Pastur), em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA).
Durante a primeira parte da visita, os agentes seguiram o roteiro “Caridade e Fé”, que os levou a locais emblemáticos da Cidade Baixa e do Subúrbio de Salvador. Eles visitaram a Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia, Igreja de Santa Luzia, Santuário Santa Dulce dos Pobres, Basílica do Nosso Senhor do Bonfim, Mosteiro do Salvador e a Paróquia Nossa Senhora dos Alagados.
Já na segunda parte do roteiro, denominado “Arte e Fé”, os agentes exploraram as atrações do Centro Histórico, com paradas na Catedral Basílica, Igreja da Ordem Terceira de São Francisco e Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
Pedro Kempe, representante da operadora de turismo paranaense Domus, compartilhou sua experiência positiva: “Foi a oportunidade de experimentar uma Salvador diferente, para conhecer melhor a religiosidade baiana, visando a venda de pacotes do segmento. Vale a pena o turista fazer os roteiros”.
O coordenador da Pastur, padre Manoel Oliveira Filho, que acompanhou os agentes durante a visita, ressaltou a importância da experiência para a promoção do turismo religioso na região: “Agora, esses agentes de viagens irão poder apresentar aos seus clientes, com mais propriedade, o patrimônio católico da nossa capital. Eles saíram animados em atrair mais turistas para a Bahia. Uma coisa é ouvir falar, outra é experimentar”.