O Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), localizado em Teixeira de Freitas, está prestes a ser inaugurado e já está recebendo importantes equipamentos para atender à população do Extremo Sul baiano. Construída pelo Governo do Estado e integrante da rede de assistência da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a unidade de saúde recebeu, recentemente, o aparelho de Ressonância Magnética, que está sendo instalado em uma sala especialmente preparada para recebê-lo.
Com um investimento de mais de R$ 200 milhões, o HECB promete incrementar os atendimentos de alta e média complexidade na região 100% pelo SUS. A secretária da Saúde, Roberta Santana, destaca a importância da nova unidade: “Estamos bastante ansiosos para entregarmos esta nova unidade à nossa população. O Costa das Baleias contará com uma gama de equipamentos de diagnóstico por imagem, incluindo tomógrafo, ultrassom, mamógrafo, angiógrafo e raio-x, entre outros”.
Além do aparelho de Ressonância Magnética, o hospital oferecerá atendimentos nas áreas de cardiologia, oncologia, neurocirurgia, traumato-ortopedia, pediatria, saúde mental, entre outras especialidades, tanto em regime ambulatorial quanto de internação hospitalar. Com capacidade para mais de mil internações mensais, o HECB disponibilizará 216 leitos, sendo 30 de Terapia Intensiva (UTI), além de leitos destinados à urgência e emergência.
O complexo hospitalar funcionará como retaguarda regional para os outros pontos de atenção às urgências de menor complexidade, incluindo as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), e contará com uma unidade de assistência de alta complexidade em oncologia, oferecendo consultas, exames, cirurgias oncológicas, tratamento por quimioterapia e cuidados paliativos.
Com a chegada do aparelho de Ressonância Magnética e a promessa de uma estrutura completa e moderna, o Hospital Estadual Costa das Baleias se prepara para se tornar uma referência na assistência à saúde na região, contribuindo para a melhoria do atendimento e qualidade de vida da população local. A inauguração da unidade será aguardada com expectativa pela comunidade e autoridades de saúde da região.