Neste sábado 23, o Partido dos Trabalhadores da Bahia estará presente no ato político e cultural em defesa da democracia, que será realizado no Largo do Pelourinho, em Salvador, a partir das 15 horas. O evento, que faz parte do Dia Nacional de Mobilização, contará com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do senador Jaques Wagner e da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.
Segundo o presidente do PT Bahia, Éden Valadares, a mobilização tem como objetivo destacar a importância da proteção da democracia, especialmente diante das ações da extrema-direita, como a tentativa de golpe em janeiro de 2023. Valadares ressaltou a necessidade de punição aos golpistas e a rejeição à anistia, em um momento em que se completam 60 anos da ditadura militar no Brasil.
A secretária nacional de Movimentos Populares, Lucinha Barbosa, destacou a relevância da mobilização da sociedade civil e dos movimentos sociais para fortalecer a defesa da democracia e rejeitar os golpes no país. Já a secretária de Movimentos Populares do PT Bahia, Rafaella Rios, ressaltou a construção coletiva do ato e a presença de mais de 40 organizações na capital baiana e Região Metropolitana.
O evento contará com a participação de artistas, personalidades políticas e líderes religiosos que defendem a democracia, em um ato político-cultural que visa unir forças em prol da democracia e contra os golpes no Brasil. A mobilização ocorre em um momento em que depoimentos de militares indicam o envolvimento do ex-presidente Jair Bolsonaro na tentativa de golpe, após a vitória do presidente Lula nas eleições de 2022.
O ato em defesa da democracia em Salvador promete ser um momento de união e resistência, reunindo diferentes setores da sociedade em prol do respeito às instituições democráticas e da garantia dos direitos civis e políticos.