O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) demonstrou satisfação e apoio ao Plano Juventude Negra Viva (PJNV), durante o anúncio do pacote de políticas públicas em Ceilândia (DF). O plano, que envolve investimentos significativos e a participação de 18 ministérios, tem como objetivo combater a violência e promover oportunidades para os jovens negros no Brasil.
Valmir Assunção enfatizou a importância do PJNV como uma resposta concreta ao genocídio da juventude negra, que enfrenta diariamente desafios como a violência armada, o tráfico de drogas e a violência policial. Ele ressaltou a relevância das políticas abrangentes do plano, que visam não apenas criar oportunidades, mas também reduzir a letalidade entre os jovens negros.
Além disso, o deputado destacou a atuação de Yuri Silva, baiano e Diretor de Combate ao Racismo no Ministério da Igualdade Racial, elogiando seu trabalho ao lado da ministra Anielle Franco e de toda a equipe envolvida na formulação do plano. Assunção reconheceu o esforço e a dedicação desses profissionais na elaboração de ações abrangentes que abordam questões de segurança, educação, saúde, assistência social, esporte e meio ambiente.
O Plano Juventude Negra Viva foi estruturado com 43 metas e 217 ações a serem implementadas, incluindo iniciativas como a criação de um programa federal de câmeras corporais para policiais, a oferta de bolsas de capacitação profissional para jovens negros, e a implementação de um Plano Nacional de Atenção à Saúde dos trabalhadores resgatados em situação de trabalho análogo à escravidão, com foco nos jovens negros.
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, ressaltou a importância de garantir a vida e o futuro dos jovens negros, enfatizando a necessidade de ações concretas para promover a equidade e a justiça social.