Uma operação da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental Porto Seguro (CIPPA/PS) desarticulou um centro de distribuição e cativeiro ilegal de aves silvestres em São João do Paraíso, município de Mascote, nesta quinta-feira 28. No local, os policiais encontraram cerca de 700 aves confinadas em condições precárias, sem acesso a água e alimentos adequados, revelando uma situação flagrante de maus tratos.
Entre as espécies resgatadas estão Trinca-ferros, Baiano, Coleirinho, Fogo Apagou, Sabiás Laranjeiras, Cardeal do Nordeste, Azulão, Pintassilgo, Bicudo, Corrupião, Canários da Terra, Pássaros Pretos, Curió, Chorão, Viúva e Cigarrinha, muitas das quais constam em listas nacionais de espécies ameaçadas de extinção.
A ação resultou na entrega de cerca de 200 aves debilitadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA em Porto Seguro para análise, tratamento e reabilitação.
Os responsáveis pelo cativeiro ilegal não foram encontrados durante a operação. Os animais resgatados em boas condições foram soltos em uma Reserva Particular de Proteção Natural, visando seu retorno ao habitat natural.