Nem dá para acreditar que, na Bahia, de acordo com um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira 22, essa matéria, provavelmente, não deve entrar em pelo menos um de quatro domicílios baianos, onde não há nem telefone fixo, tampouco móvel – a não ser que você, leitor, seja o nosso assinante. Já quatro em cada 10 lares não possuem acesso à internet. São os desconectados.
Para os pesquisadores do IBGE, aqueles que responderam não ter acesso à internet colocaram a culpa nos altos preços dos serviços oferecidos pelos provedores. Essa foi a justificativa de 708 mil lares baianos, o que representa 30% dos motivos para a falta de conexão. Já em todo o país, a razão da maioria foi por pura falta de interesse (34,8%).
Voltando novamente para Bahia, a falta de interesse por aqui foi a segunda razão mais citada por 28,7% dos entrevistados. A mesma pesquisa revela que em pouco mais de um em cada cinco residências que não possuem conexão a razão é porque os moradores não sabem navegar pela web (20,7%).