A Secretaria da Educação do Estado (SEC) anunciou a prorrogação do prazo de matrículas para o Programa Universidade para Todos (UPT) até o dia 26 de abril. Destinado a estudantes do último ano do Ensino Médio e egressos, o programa tem como objetivo preparar os participantes para os processos seletivos, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), visando o fortalecimento da aprendizagem e o acesso ao Ensino Superior.
Com um total de 19.426 vagas disponíveis em 215 municípios baianos, distribuídas em 345 polos de funcionamento, os candidatos contemplados e aqueles que estão na lista de reserva devem realizar a matrícula de forma presencial e/ou virtual, de acordo com as orientações das universidades parceiras: UNEB, UESC, UEFS, UESB, UFRB, UFOB e UFSB.
Durante o processo de matrícula, os candidatos deverão apresentar cópia e original da Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência, além de preencher uma declaração confirmando que não cursam e nem possuem diploma de nível superior.
A ausência do candidato selecionado para a matrícula resultará na automática desistência da vaga, que será preenchida pelos candidatos em reserva, respeitando a ordem de classificação. Mais informações podem ser obtidas através da Coordenação do UPT/SEC, pelo telefone 0800 285 8000 ou e-mail.
Além disso, uma novidade deste ano será a realização da semana integradora, programada para acontecer de 29 de abril a 3 de maio. Durante o evento, os participantes terão acesso a informações sobre o programa, ENEM, Sistema de Seleção Unificada (SISU) e políticas de acesso e permanência no Ensino Superior.
A coordenadora do UPT, Patrícia Machado, ressaltou a importância das atividades pedagógicas do programa, que incluem aulas diárias abordando diferentes disciplinas, bem como atividades complementares aos finais de semana, como aulões, simulados e orientação profissional, visando a preparação completa dos estudantes para os desafios acadêmicos que enfrentarão.