Dentre os dias 26 a 29 de abril, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) cumpriu missão oficial em Istambul, na Turquia. O baiano se juntou à comitiva brasileira de seis parlamentares que representaram o Brasil na 5° Conferência da Liga de Parlamentares por “Al Quds”. O encontro reuniu mais de 600 parlamentares de 57 países para debater a situação da Palestina.
“Tratou-se de um espaço para elaborar propostas em torno da paz e também da solidariedade em relação à Palestina. Há um entendimento já histórico em relação à necessidade do reconhecimento do Estado palestino, fundamental para a autonomia popular e dirimir disputas que incorrem, atualmente, em um verdadeiro genocídio do povo palestino”, comentou Assunção.
O encontro contou com a presença do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan e de personalidades, a exemplo do deputado Zwelivelile Mandela, neto do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela. Para Assunção, não se trata de uma retaliação ao povo israelense, mas de uma crítica internacional ao Governo de Israel, “que se utiliza do conflito como forma de promover genocídio e uma situação de opressão inadmissível em todo o mundo. Os protestos contra os crimes do estado de Israel têm se multiplicado, inclusive, nas universidades estadunidenses”, disse.
O principal encaminhamento do encontro no que diz respeito à América Latina foi a articulação de um fórum que articule ações que fortaleçam a ação penal promovida pela África do Sul em relação aos crimes de guerra cometidos pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. O cessar fogo é urgente!”, afirmou o deputado baiano.
Além de Assunção, participaram do encontro na Turquia os deputados federais João Daniel (PT-SE), Nilto Tatto (PT-SP), Juliana Cardoso (PT-SP), Luizianne Lins (PT-CE) e Professora Luciene (PSOL-SP).