A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) promoveu um encontro para apresentar alguns fluxos de atendimento do Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), nova unidade de saúde que será inaugurada nesta sexta-feira 10, aos prefeitos e secretários municipais de saúde da região extremo-sul da Bahia, onde o hospital foi construído. O encontro, realizado na sede do Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Extremo Sul da Bahia, também teve como objetivo apresentar os gestores do HECB.
Durante a reunião, a Secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destacou que o acesso dos pacientes à unidade será exclusivamente via Central Estadual de Regulação e SAMU 192. Ela ressaltou que o HECB oferecerá assistência em diversas especialidades, exames de alta complexidade, a primeira hemodinâmica do extremo-sul e as primeiras UTIs pediátricas. Além disso, Roberta Santana mencionou a novidade da alimentação, que contará com produtos da agricultura familiar.
A Secretária enfatizou a importância de os municípios manterem suas unidades de saúde em funcionamento para atender casos de menor complexidade, enquanto o HECB focará em atendimentos de alta complexidade. Ela explicou que os atendimentos simples devem ser realizados nos municípios, podendo ser solicitada a transferência para o HECB via Central Estadual de Regulação, quando necessário.
O prefeito de Caravelas e presidente do Consórcio, Sílvio Ramalho, destacou que o hospital complementará os serviços de saúde no extremo-sul, ampliando o leque de atendimentos. Já a Secretária de Saúde de Ibirapuã, Lêda Pinho, ressaltou a parceria com o Governo do Estado e a importância do HECB para a região.
Os diretores do HECB serão Marco Antônio Andrade (geral), Igor Malacame (técnico) e João Bosco (médico), responsáveis por conduzir a unidade e garantir a qualidade dos serviços prestados à população do extremo-sul da Bahia.