Nesta quinta-feira 23, o Ministério Público e a Polícia Civil deflagraram a Operação Premium Mandatum com o objetivo de cumprir dezenas de mandados de prisão e busca e apreensão contra integrantes de uma organização criminosa com atuação no interior da Bahia e na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A ação, que ocorre em 15 cidades baianas e no sistema prisional, conta com a participação de cinco promotores de Justiça, 27 agentes do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), servidores e militares, além de 200 policiais civis.
A Operação Premium Mandatum é uma iniciativa conjunta do Ministério Público da Bahia, por meio do Grupo de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais do Norte (Gaeco Norte), com o apoio da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), do Grupo de Especial de Execução Penal (Gaep) do MP e da Polícia Militar.
As investigações tiveram início após a prisão de um suspeito em 2021, na cidade de Senhor do Bonfim, que era apontado como uma das lideranças do tráfico de drogas na região Norte da Bahia, mesmo estando preso.
Os alvos da operação são investigados por crimes graves, como tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa, homicídios e comércio ilegal de armas de fogo, evidenciando a complexidade e a gravidade das atividades ilícitas perpetradas pela referida organização criminosa.
O trabalho investigativo revelou o modus operandi da organização criminosa, identificando os líderes do grupo na Bahia e como o tráfico de entorpecentes era realizado dentro e fora dos presídios.