Nesta sexta-feira, 24, a cidade de Irecê lançou a pedra fundamental de uma nova unidade de mineração de fosfato, que abrangerá desde a prospecção do minério até o seu processamento. O empreendimento, que contará com a gestão da Galvani Fertilizantes, tem como objetivo gerar 900 empregos na região e promete impulsionar a Bahia como um polo industrial, indo além de ser apenas uma produtora de commodities.
O presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, destacou a importância desse projeto para o desenvolvimento do estado. Ele ressaltou a visão do governador de promover a Bahia como um centro de processamento e não apenas de produção de matérias-primas.
A unidade vai operar com um método inovador de separação de cálcio e magnésio em sua planta industrial, visando um baixo consumo de água e um processo sustentável. Com a utilização de tecnologia avançada, a empresa concentrará o fosfato em Irecê, sem geração de resíduos ou rejeitos.
Além disso, a empresa busca parcerias estratégicas para o aproveitamento do calcário extraído durante o processo de mineração. A doação de 10 mil toneladas anuais desse material para a remineralização do solo e desenvolvimento da agricultura familiar na região do Baixio de Irecê.