A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) da Bahia, em parceria com a Junta Comercial da Bahia (Juceb), anunciou o lançamento da ferramenta “Bahia Mais Inteligente”. Esse avanço tecnológico, integrado à Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), visa modernizar o processo de concessão e monitoramento de benefícios fiscais às empresas, além de aprimorar a geração de dados para políticas públicas.
O sistema foi apresentado nesta quarta-feira 5, e marca uma nova era na forma como o estado interage com o setor produtivo, abrangendo indústria, comércio, serviços e turismo. “Estamos saindo da era analógica para a digital”, celebrou Angelo Almeida, secretário da SDE, enfatizando a importância de facilitar a vida dos investidores e contribuir para o desenvolvimento da Bahia.
Com a nova ferramenta, quando uma empresa for registrada na Juceb, ela receberá imediatamente dados sobre oito diferentes programas de incentivos fiscais do governo estadual, adequados ao seu perfil de negócio. Isso permite que as empresas possam solicitar esses benefícios de forma mais ágil e eficaz.
A implementação da “Bahia Mais Inteligente” também atende a uma demanda antiga do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que cobrava melhor monitoramento das empresas que recebem incentivos fiscais. “A Juceb, como agente integrador estadual, desempenha um papel crucial ao conectar todos os órgãos federais, estaduais e municipais, através do sistema Regin, para garantir uma integração eficiente”, explicou Marise Chastinet, presidente da Juceb. A expectativa é que “Bahia Mais Inteligente” não apenas simplifique processos, mas também fortaleça o desenvolvimento econômico sustentável no estado.