A cidade de Eunápolis se destacou nas disputas regionais da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15, conquistando a classificação para a fase nacional do torneio após um intenso período de competições envolvendo mais de 300 times do interior da Bahia. No último final de semana, os 16 campeões regionais foram definidos, garantindo um lugar na etapa nacional que ocorrerá entre os dias 2 e 13 de julho na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e Recôncavo Baiano, com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).
O formato do torneio, que teve início em 2022 e evoluiu ao longo dos anos, envolveu 16 cidades-sede e 306 equipes participantes, representando todos os Territórios de Identidade da Bahia. Vicente Neto, diretor-geral da Sudesb, comemorou o crescimento contínuo do torneio, destacando a importância da competição na promoção do futebol de base no estado.
A Copa 2 de Julho é reconhecida por atrair olhares de todo o cenário esportivo nacional, proporcionando oportunidades para jovens talentos despontarem no cenário esportivo. O diretor Vicente Neto ressalta que a competição tem revelado talentos que alcançaram destaque, como um atleta convocado para a Seleção Brasileira Sub-15, que teve sua origem em uma seleção do interior, especificamente de Santa Rita de Cássia.
Eunápolis se junta aos outros 15 campeões regionais na fase nacional da Copa 2 de Julho, após conquistar sua classificação na regional de Eunápolis. A competição, que teve início em maio, culminou com a definição dos últimos cinco times classificados em junho, consolidando a diversidade e a representatividade do futebol de base no estado da Bahia. A expectativa é de muita emoção nos confrontos e a descoberta de novos talentos durante a fase nacional do tradicional torneio baiano de base.