O Projeto Primeiro Emprego (PPE) viabilizou a contratação de 2.050 egressos dos cursos técnicos de nível médio da Rede Estadual de Educação Profissional na Bahia. A iniciativa, realizada em parceria com a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e a Fundação Estatal Saúde da Família (FESFSUS), em conjunto com a Secretaria da Administração do Estado (Saeb), tem como objetivo inserir os jovens no mercado de trabalho.
As contratações, que ocorreram de novembro de 2023 até junho deste ano, proporcionaram aos beneficiários a oportunidade de trabalhar com carteira assinada em suas áreas de formação, atuando em unidades do Poder Executivo Estadual em Salvador e em outros 41 municípios. Destaca-se que as áreas de Saúde e Educação foram as que mais receberam novos beneficiários, com 673 e 460 contratações, respectivamente.
O PPE, lançado em 2016, já beneficiou mais de 20 mil jovens, sendo que 13.920 deles foram inseridos na modalidade de ocupação formal no espaço público. Para participar do projeto, os estudantes devem ter concluído o curso técnico na rede estadual e realizado estágio na área de formação. A experiência profissional prévia também é considerada, excluindo aqueles que atuaram profissionalmente na área do curso com carteira assinada por mais de doze meses.