O Porto Sport Club, clube de futebol que disputa a Série B do Campeonato Baiano e que tem como marca a valorização dos Povos Originários, emitiu uma carta aberta convidando o treinador do Palmeiras, Abel Ferreira, para uma visita à comunidade Pataxó em Porto Seguro. O convite surge após a polêmica em torno de declarações de Ferreira durante a partida contra o Atlético-GO, em que comparou a postura da equipe a um “time de índios”, expressão considerada xenofóbica.
Na carta, o Porto Sport Club destaca sua admiração pelo trabalho e ações sociais de Abel Ferreira, enfatizando a convicção de que suas palavras não tinham intenção preconceituosa. No entanto, o clube reforça seu compromisso em combater estereótipos e promover o respeito à diversidade cultural, especialmente em relação aos povos originários do Brasil.
O convite para visitar a aldeia Reserva da Jaqueira, comunidade Pataxó composta por famílias que preservam tradições milenares, visa fortalecer a conscientização e do conhecimento na promoção da valorização das culturas locais. O clube oferece a Abel Ferreira a oportunidade de se aprofundar na cultura dos povos originários, em um gesto de diálogo e reconciliação. Até o momento o técnico nãos e manifestou sobre o convite.