O município de Eunápolis, situado no Extremo Sul da Bahia, foi classificado como uma das 10 cidades mais violentas do Brasil, conforme revelado pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
Com uma preocupante taxa de 70,4 mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes, Eunápolis enfrenta grandes desafios em relação à segurança pública.
Além de Eunápolis, outras cinco cidades baianas também foram citadas no Anuário como locais com altos índices de violência. Camaçari, Jequié, Simões Filho, Feira de Santana e Juazeiro destacam-se por apresentarem taxas que variam de 74,4 a 90,6 mortes violentas por 100 mil habitantes. Essas cidades enfrentam índices preocupantes de violência.
A análise do Fórum Brasileiro de Segurança Pública destaca que as regiões Norte e Nordeste são as mais afetadas pela violência, com estados como a Bahia convivendo com disputas entre facções criminosas e altas taxas de letalidade policial. Amapá, Bahia e Pernambuco apresentam as maiores taxas de mortes violentas por 100 mil habitantes, enquanto São Paulo, Santa Catarina e o Distrito Federal registram as menores taxas.