A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoveu, nesta quarta-feira 17, em Salvador, uma reunião com os secretários de Educação do Território de Identidade do Extremo Sul para dialogar sobre as ações de alfabetização voltadas para as crianças dos municípios envolvidos. Um dos assuntos destacados foi o programa Bahia Alfabetizada, da SEC, que consiste em uma política de alfabetização voltada para crianças, adultos e idosos na perspectiva da garantia de acesso, permanência e continuidade dos estudos na Educação Básica, com promoção da cidadania e inclusão social.
Para a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, o encontro é importante, pois fortalece o regime de colaboração entre Estado e municípios com o olhar para a alfabetização das crianças do território. “O Estado precisa aportar capacidade técnica e condições para que os municípios consigam avançar cada vez mais na alfabetização. Falamos um pouco do Criança Alfabetizada, que é um compromisso do governo federal, mas com um olhar dedicado para a agenda de alfabetização desses municípios”, disse.
O secretário de Educação do município de Alcobaça, Carlos Lindemberg, falou da necessidade do alinhamento entre a SEC e os secretários municipais participantes, a partir do compartilhamento de experiências. “Esta reunião foi fundamental, pois tivemos suporte para darmos seguimento aos trabalhos com a alfabetização em cada município de forma mais eficaz para atingirmos o resultado esperado”.