A Diretoria da Gestão do Cuidado (DGC), em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena da Bahia (DSEI-BA), promoveu a 13ª Capacitação de Trabalhadores de Saúde e Áreas Afins na Estratégia da Linha de Cuidado para Atenção Integral à Saúde de Crianças, Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violências. O evento, que aconteceu no Colégio Estadual Indígena, em Santa Cruz de Cabrália, teve como foco principal os profissionais das equipes multidisciplinares de saúde indígena do Polo Base de Porto Seguro/Distrito Sanitário Especial Indígena da Bahia.
Durante os três dias de capacitação, que se estenderam de terça-feira 23, a quinta 25, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre as diferentes formas de violências enfrentadas por crianças e adolescentes, bem como as estratégias de acolhimento, atendimento e notificação desses casos. A iniciativa visa fortalecer a rede de cuidado e proteção às vítimas, além de promover a sensibilização e qualificação dos profissionais de saúde e áreas afins.
Segundo o Ministério da Saúde, a Linha de Cuidado é uma estratégia pedagógica que busca orientar os profissionais da saúde na articulação de equipes e fluxos de atendimento progressivos e ininterruptos, garantindo a responsabilização, resolutividade de problemas e continuidade da atenção às crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violências.