A cidade de Itapebi, localizada no Extremo Sul baiano, foi identificada como um dos municípios baianos com os piores índices educacionais, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023. Com uma pontuação de apenas 3,3 nos anos iniciais, Itapebi está abaixo das expectativas estabelecidas pelo Ministério da Educação.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. Criado em 2007 pelo Governo Federal, seu cálculo e divulgação são feitos a cada 2 anos pelo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Com uma população estimada em 9.174 habitantes, a meta estipulada para o município era atingir a nota de 4,7 em 2021, o que evidencia a dificuldade enfrentada nas questões educacionais locais. A situação se agrava ao comparar com outras cidades, como Aporá e Arataca, com o mesmo índice de 3,3, que também figuram entre os municípios com baixas pontuações no Ideb.