Uma operação conduzida pelo Ministério Público estadual em cooperação com diversas instituições cumpriu dois mandados de busca e apreensão nas residências de um juiz e de um empresário, ambos investigados por crime de agiotagem.
Ação faz parte da Operação Descobrimento e ocorreu na tarde desta sexta-feira 16 em Porto Seguro. A investigação revelou que o juiz e o empresário estariam facilitando empréstimos com taxas de juros exorbitantes, ultrapassando os limites legais estabelecidos.
O empresário atuava como intermediário nesses empréstimos, transferindo os valores para contas indicadas pelos beneficiários, os quais forneciam cheques como garantia. Estes cheques eram então repassados ao juiz para serem mantidos até a total quitação da dívida.
As investigações do MP foram iniciadas a partir do compartilhamento, pela Corregedoria-Geral da Justiça do TJBA, de informações trazidas em procedimento administrativo que constatou indícios de condutas delitivas na comarca de Porto Seguro. Os mandados de busca a apreensão cumpridos hoje foram expedidos pelo Tribunal de Justiça.