Na próxima terça-feira, dia 10 de setembro, a UNEB Eunápolis será palco do lançamento do livro ‘Cova da Moça – História do Crime que Virou Lenda’, escrito pela renomada jornalista e historiadora Rose Marie Galvão. O evento integra as celebrações dos 25 anos de criação do Campus XVIII e dos 20 anos do curso de História.
Após uma extensa pesquisa, a autora revela o mais antigo processo criminal por induzimento ao suicídio registrado no Brasil, discorrendo sobre aspectos importantes do desenvolvimento jurídico, social e cultural de Porto Seguro e da Bahia no final do século XIX.
Por meio de documentos oficiais, fontes primárias e narrativas, a obra desvenda a história verídica de Josefina, a ‘moça’ da Cova da Moça, e os eventos que culminaram em sua morte. Com prefácio do jornalista e pesquisador Robério Martins, o livro é publicado pela renomada Editora Mondrongo.
Memória Preservada
Com o intuito de preservar a memória local, Rose Marie estabelece conexões para que os leitores compreendam desde a linguagem jurídica até os desdobramentos que levaram à morte de dona Josefina, bem como a comoção gerada pelo acontecimento em uma sociedade patriarcal que clamou por justiça. Em um segundo momento, a autora aborda a saga do juiz Maximiliano Lopes Chaves em sua luta para escapar da pena de morte.
A história, até então desconhecida e transformada em lenda, é tão difundida no município que gerou o nome de uma rua, inspirou um romance, uma peça teatral e, agora, se torna realidade, com uma narrativa vívida e eventos impactantes.
Sobre a Autora
Rose Marie Galvão, nascida em 29 de janeiro de 1961, é jornalista, historiadora e professora, natural de Itabuna e radicada em Eunápolis. Com uma rica trajetória profissional em veículos como Tribuna da Bahia, A Tarde e diversos jornais e sites do sul da Bahia, a autora também atuou no Governo do Estado, Assembleia Legislativa e em assessorias de imprensa de prefeituras baianas.
Além de seus feitos no jornalismo, Rose Marie foi vencedora do Prêmio de Jornalismo da Secretaria da Indústria e Comércio do Estado da Bahia em 1986, e finalista do II Prêmio de Monografia da Fiat do Brasil em 1994. Sua contribuição para a antologia do Clube do Poeta Sul da Bahia, publicada em 2023, atesta sua versatilidade e talento. Por Débora do Carmo