A Bahia, líder nacional na geração de energia eólica, foi escolhida para sediar a próxima edição da Brazil Wind Power em 2025. O anúncio foi feito durante a abertura da 15ª edição do evento, realizada nesta terça-feira 22, em São Paulo, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e representantes da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeolica). O encontro é um dos mais importantes do setor e trará um conjunto de empresas para identificar novas oportunidades de investimento no estado.
O governador Jerônimo Rodrigues ressaltou o trabalho contínuo que a Bahia vem realizando para atrair e consolidar a cadeia produtiva da energia eólica, um esforço que se iniciou ainda no governo de Jaques Wagner e que já dura mais de uma década. Ele enfatizou a intenção de não apenas expandir a produção de energia limpa, mas também de associá-la à produção de hidrogênio verde, criando condições favoráveis para a instalação de novas indústrias na região.
Atualmente, a Bahia conta com 350 usinas eólicas em funcionamento e 36 em implantação, consolidando sua posição como líder na geração desse tipo de energia no Brasil. Com 98% da energia elétrica gerada no estado proveniente de fontes renováveis e 60% dessa energia sendo gerada pelos ventos, a Bahia se destaca como um modelo de desenvolvimento sustentável.