A Bahia participa do Salon du Chocolat 2024, o maior evento de cacau e chocolate do mundo, que ocorre em Paris de 30 de outubro a 3 de novembro. A feira reúne expositores e especialistas do setor, proporcionando uma vitrine para a agricultura familiar baiana, que apresenta uma variedade de produtos, incluindo não apenas chocolate, mas também cafés, geleias, palmito, frutas desidratadas e pasta de castanha de caju. Essa diversidade reforça o potencial competitivo da produção local e a qualidade dos itens oferecidos.
O secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Osni Cardoso, destacou a importância da participação da Bahia no evento, ressaltando que os produtos exibidos representam o que há de melhor na região. “A presença da Bahia em um evento tão importante destaca a qualidade e a autenticidade do que produzimos, além de demonstrar o resultado dos investimentos do Governo do Estado em agroindustrialização”, afirmou. Segundo ele, esses investimentos têm possibilitado que as cooperativas baianas acessem novos mercados, tanto no Brasil quanto no exterior.
Nove cooperativas baianas estão presentes na feira, buscando negociar novos contratos de exportação. O comprometimento com práticas sustentáveis e a qualidade dos produtos têm garantido o reconhecimento dessas cooperativas no competitivo mercado global. Rogério Assunção, da Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopesba), destacou a Natucoa, que se sobressai com chocolates elaborados a partir de frutos da mata atlântica, como abacaxi e cupuaçu, todos oriundos da agricultura familiar do Sul da Bahia.
A participação da Bahia no Salon du Chocolat é fruto de um esforço conjunto, viabilizado pelo apoio do Governo do Estado e pela parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (UNICAFES).