A ginasta baiana Keila Santos, de apenas 16 anos, está pronta para representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica Adulto 2024, que acontece em Santiago, no Chile. A competição, que começou na terça-feira 5, e vai até o próximo domingo 10, é uma oportunidade para Keila, que já acumulou uma série de conquistas em sua carreira.
Com um histórico impressionante de vitórias em competições estaduais e nacionais, Keila se classificou para o torneio sul-americano após uma performance brilhante no Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica Adulto, realizado em setembro na Arena de Esportes da Bahia. Sua estreia na categoria adulto foi marcada por uma medalha de bronze no aparelho bola e boas colocações nos aparelhos fitas, maças e arco, além de uma destacada quarta posição no ranking geral.
Treinada por Joseane Coelho, Keila já é considerada uma das principais promessas da ginástica rítmica no Brasil. “Estamos confiantes nas habilidades de Keila. Ela tem mostrado um progresso notável e sua dedicação é admirável”, afirmou Joseane.
Além de suas conquistas no Brasil, Keila já possui um currículo que inclui um hexacampeonato baiano na categoria juvenil, o título mundial na Gymnasiade 2023 e a terceira colocação no ranking geral do Pan-Americano Juvenil 2023, realizado no México.
A participação de Keila no campeonato sul-americano é viabilizada pelo programa Bolsa Esporte do Governo do Estado da Bahia, que apoia atletas em formação, além da concessão de passagens aéreas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Vicente Neto, diretor-geral da Sudesb, ressaltou a importância do apoio governamental para o desenvolvimento de talentos como Keila. “Estamos entusiasmados com seu potencial e torcendo por seus resultados no Chile”, declarou Vicente.