Na noite de quinta-feira, 12, um grupo armado invadiu o Conjunto Penal de Eunápolis, resultando na fuga de ao menos 16 detentos. A ação criminosa ocorreu por volta das 23h e tinha como objetivo a liberação de um preso em específico: Ednaldo Pereira Souza, o Dadá, que chefia a facção conhecida como Primeiro Comando de Eunápolis (PCE).
De acordo com informações da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), antes de conseguirem libertar os presos, os membros do grupo trocaram tiros com os agentes de segurança da unidade. A Reviver, empresa responsável pela cogestão do presídio e pela segurança do acesso ao local, relatou que acionou a polícia, mas o tempo foi insuficiente para uma intervenção eficaz.
Em nota, a Seap confirmou a falta de tempo hábil para a ação policial e afirmou que está colaborando com a Polícia Civil para fornecer todas as informações necessárias à investigação e esclarecer as circunstâncias da fuga.
Os detentos que conseguiram escapar foram identificados como: Sirlon Risério Dias Silva, Mateus de Amaral Oliveira, Geifson de Jesus Souza, Ednaldo Pereira Souza, Anderson de Oliveira Lima, Altieri Amaral de Araújo, Anailton Souza Santos, Fernandes Pereira Queiroz, Giliard da Silva Moura, Rubens Lourenço dos Santos, Valtinei dos Santos Lima, Romildo Pereira dos Santos, Thiago Almeida Ribeiro, Idário Silva Dias, Isaac Silva Ferreira e William Ferreira Miranda.
A polícia está em alerta e busca informações que possam levar à recaptura dos fugitivos. A comunidade local foi orientada a reportar qualquer atividade suspeita.