A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) anunciou a exoneração do diretor, do diretor adjunto e do coordenador de segurança do Conjunto Penal de Eunápolis (CPE) após a fuga de 16 detentos ocorrida na noite de quinta-feira 12. A decisão foi tomada em um esforço para assegurar a responsabilidade administrativa e a normalidade na unidade prisional.
O Secretário José Castro, ao utilizar suas atribuições, determinou a intervenção administrativa do CPE por um período de 30 dias, que pode ser prorrogado se necessário. Além das exonerações, foi instaurada uma sindicância para investigar as circunstâncias da invasão armada e da fuga dos presos.
Em nota a Seap destacou que está trabalhando de forma integrada com a Secretaria de Segurança Pública, prestando apoio à Polícia Civil nas investigações e à Polícia Militar, que continua as operações de recaptura dos fugitivos. A secretaria reitera seu compromisso com a segurança nas unidades prisionais da Bahia e a manutenção da ordem pública.