A visitação ao Parque de Abrolhos, localizado no extremo sul da Bahia, foi suspensa neste domingo, 3, um dia após a chegada na região das manchas de óleo que atingem o litoral do Nordeste. De acordo com a determinação, o local deve ficar fechado para turistas e outros visitantes por três dias.
Em comunicado, o chefe do Parque, Fernando Repinaldo Filho, informou que a suspensão deve possibilitar as atividades de prevenção, controle e remoção do óleo, além de minimizar riscos a saúde pública.
Ainda na nota, a decisão pode ser prorrogada ou extinta conforme as avaliações da evolução das manchas de óleo na região. A Ordem de Serviço entrou em vigor por volta das 12h deste domingo.
As manchas chegaram ao Parque de Abrolhos no sábado, 2, porém, desde o início da semana, quando praias de municípios próximos foram contaminadas, pescadores realizavam uma força-tarefa para impedir que o petróleo chegasse a essa região, porém a ação não impediu o problema.
A Polícia Federal deflagrou na sexta-feira, 1º, a Operação Mácula, que investiga um navio de bandeira grega suspeito de ser o responsável pelo derramamento do óleo.