O 5º Canto em Trancoso, academia destinada a jovens de 17 a 28 anos, é uma iniciativa do Mozarteum Brasileiro, em parceria com Chorakademie Lübeck, da Alemanha, que se realiza anualmente no Teatro L’Occitane, no litoral sul da Bahia, de 7 a 13 de julho. As inscrições para o processo seletivo de 2019 vão até 10 de maio, e devem ser feitas pelo site do Mozarteum: https://mozarteum.org.br/
Os interessados terão de enviar um vídeo de cinco a dez minutos, interpretando o repertório descrito no site. Uma comissão fará a avaliação e seleção de até 50 cantores entre os que mais se destacarem. A divulgação dos selecionados para a bolsa será no dia 03 de junho, também pelo site do Mozarteum. A bolsa de estudos inclui transporte aéreo e terrestre, hospedagem e alimentação, além das aulas gratuitas. Os alunos ficarão hospedados em Trancoso, no Sul da Bahia, onde participam de uma semana acadêmica imersiva, com aulas coordenadas pelo maestro e diretor artístico Rolf Beck, da Chorakademie Lübeck. “Ao final, selecionaremos os melhores participantes, que ganharão uma bolsa adicional para estudarem na Alemanha no ano seguinte. É uma oportunidade única para quem deseja alavancar a carreira e aprender com talentos internacionais”, observa Rolf Beck.
Em Trancoso, além do maestro alemão, os alunos terão a oportunidade de ter aulas individuais com a mezzo-soprano eslovena indicada ao Grammy, Lucia Duchonova. O professor holandês Marcel Boone, que atua na Hochschule für Musik, de Basel, na Suíça, e a soprano holandesa Renate Arends, do Conservatório Real de Haia, completam o time de especialistas. Treinando técnicas de canto e interpretação durante a academia, eles encerrarão a semana no dia 13 de julho, com a apresentação de duas peças: Magnificat, de Johann Sebastian Bach, e Gloria, de Antonio Vivaldi.
Entre os 166 inscritos em 2018, foram selecionados 40 bolsistas de 14 estados. Desse total, quatro irão participar de masterclasses durante um mês na Europa – entre eles, Alexandre de Souza. A expectativa é que a edição de 2019 seja ainda mais grandiosa, conforme explica Sabine Lovatelli, presidente do Mozarteum Brasileiro. “Ano passado foram quase 200 inscritos, e nossa intenção é que cada vez mais jovens possam ter essa experiência marcante em suas carreiras. Esse é um dos principais compromissos do Mozarteum no fomento da música clássica no País”.