A Suzano envolveu mais de 800 voluntários e voluntárias, entre colaboradores, familiares e parceiros espalhados em 12 estados do Brasil, e em 2020, beneficiou mais de 20 mil pessoas pelo país com o programa Voluntariar. A iniciativa nasceu com o objetivo de compartilhar conhecimento e talento, em que os profissionais e familiares se colocam à disposição para atuar em projetos apoiados pela empresa.
O Voluntariar já existe há quase duas décadas, busca renovar o olhar e as atitudes, reconhece que cada pessoa tem muito para contribuir com o próximo e que, em conjunto, é possível promover mudanças positivas na comunidade. Com essa conexão, a empresa fortalece o trabalho voluntário e potencializa a transformação social.
Há várias possibilidades dentro do programa, como o Formare (curso de capacitação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social, em parceria com Fundação Iochpe), o Suzano na Escola e o programa O Futuro do Trabalho (capacita jovens sobre conceitos de carreira, profissões do futuro e habilidades necessárias para o mercado de trabalho, em parceria com a Junior Achievement).
O Programa Voluntariar ainda desenvolveu o Guia de Ações de Voluntariado Remoto, onde apresenta 10 dicas de ações voluntárias que podem ser realizadas de forma virtual, como Compras Solidárias, Acolhida Virtual, E-Duca, Movimentar Faz Bem e outras que contribuem para transformar a sociedade e ajudar uns aos outros. Os projetos incentivam desde encontros virtuais de acolhimento, entretenimento, apoio à atividade física, leitura e compartilhamento de conhecimentos, até dicas de receitas saudáveis e doações de produtos de necessidades básicas.
Na Bahia, mais de 2 mil pessoas foram beneficiadas e as ações envolveram cerca de 140 voluntários e voluntárias. Entre as iniciativas desenvolvidas, destaque para o Programa Miniempresa, realizado por meio do projeto Suzano na Escola, desenvolvido pelo Voluntariar, em parceria com a Associação Junior Achievement (JA).
O Voluntariar tem como objetivo estreitar o relacionamento da Suzano com as comunidades próximas, estimulando colaboradores, prestadores de serviço, familiares e parceiros a realizar ações voluntárias, fortalecendo o protagonismo social e gerando uma mudança positiva na sociedade, trabalhando de forma colaborativa pela educação, diversidade, inclusão e sustentabilidade.