nspirar e transformar faz parte da essência da Suzano e é o que as equipes da empresa buscam fazer por meio do Voluntariar, programa de voluntariado da companhia. Na Bahia, a Suzano conta atualmente com a atuação de mais de 130 voluntários(as) envolvidos(as) em diferentes iniciativas que, em 2021, já contemplaram aproximadamente 350 pessoas. Na semana em que se celebra o Dia Internacional do Voluntariado – 5 de dezembro – a empresa destaca algumas dessas ações.
Entre as iniciativas desenvolvida está o Formare, uma parceria da Suzano com a Fundação Iochpe, que desde 2005, capacita jovens em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho por meio de educação profissional voltada ao setor industrial. Até o momento, a Suzano já formou mais de 690 jovens reforçando o compromisso de promover uma mudança positiva na sociedade por meio da educação.
Em Mucuri o Formare já formou 260 jovens e 67% deles já estão inseridos(as) no mercado de trabalho, além de contar com mais de 600 voluntários(as) gerando e compartilhando valor desde o início do projeto. Em 2021, o programa chega a sua 14ª turma na unidade, integrando 20 alunos e alunas no curso de Operador de Processo de Produção.
Além do Formare, neste ano ainda foram realizadas outras iniciativas do Voluntariar na Bahia. Entre elas, o JA Startup, em parceria com a Junior Achievement e StartSe, voltado para a aprendizagem prática de jovens que têm o objetivo de transformar ideias em startups de alto impacto, com temáticas atreladas aos compromissos para renovar a vida da Suzano. Neste ano ainda ocorreu o Contribuindo para o Futuro, em conjunto com o Instituto Joule, que incentivou a troca de conhecimento entre trainees da Suzano e jovens negras, LBGTI+ e universitárias(os), com a mentoria de carreira com voluntários(as) de oito unidades da empresa pelo Brasil, entre eles(as) colaboradores(as) da Bahia. Ao final do projeto das(os) 30 jovens impactadas(os) 38% conseguiram uma oportunidade de emprego ou estágio no mercado.
Os(as) voluntários(as) da empresa atuam como instrutores(as) nessas qualificações, compartilhando conhecimento com os futuros profissionais que estão se preparando para o mercado de trabalho. Uma das jovens beneficiadas pelo Formare é Amanda Vieira Da Costa – “Com o Formare, aprendi que posso ir além das minhas limitações e que nunca devo parar de aprender. O projeto tem mudado a minha visão sobre o mundo. Sou grata pela dedicação, empenho e paciência de todos os voluntários”, destaca a jovem.
O Voluntariar existe há mais de duas décadas na Suzano. “As pessoas são nossa motivação e queremos ajudar a desenvolvê-las dentro e fora da empresa. Conectados e buscando a transformação social, queremos renovar o nosso olhar e nossa atitude, contribuindo para promover mudanças positivas na sociedade, porque acreditamos que Só é bom para nós se for bom para o mundo e incentivamos nossos colaboradores ao exercício da cidadania e protagonismo social, inspirando e transformando vidas para construção de um mundo melhor”, destaca Elisabete Flores Pagliusi, coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano.
Pesquisa – A empresa é uma das patrocinadoras da Pesquisa Voluntariado no Brasil 2001+20, que está traçando o perfil do voluntariado no país, comparando a evolução com anos anteriores. A expectativa é de que os resultados da pesquisa sejam divulgados em abril de 2022, contribuindo para enriquecer a discussão sobre o tema e para fomentar práticas de voluntariado. A pesquisa está sendo realizada pelo Instituto de Desenvolvimento do Investimento Social (Idis) e Instituto Datafolha.
Ainda nesse mês de dezembro, em celebração ao Dia Internacional do Voluntariado (5/12), a coordenadora do Programa Voluntariar da Suzano participará de palestras em eventos on-line, entre eles para integrantes do Pró-Saúde de São Paulo (Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), destacando os diferenciais das ações de voluntariado da empresa.