Foi oficializada, na noite de quarta-feira 17, em Teixeira de Freitas, a criação da Agência de Desenvolvimento do Extremo Sul da Bahia (Adex). O evento, que contou com a participação, de forma online, do superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, também fez a apresentação agência para a sociedade e foi realizado no Auditório da Faculdade Anhanguera, durante o I Fórum de Desenvolvimento para o Extremo Sul.
A criação da agência Teixeira de Freitas é um desdobramento do Programa LIDER (Liderança para Desenvolvimento Regional), lançado em 2022 no município e promoveu encontros formativos mensais as maiores lideranças da região.
O evento foi marcado pela presença de lideranças dos diversos segmentos e representantes dos 13 municípios que compõem o Território de Identidade Extremo Sul, que foram recepcionados pelos 50 integrantes da ADEX, patrocinadores, parceiros, prefeitos e vereadores.
Durante a abertura, Jorge Khoury ressaltou o marco da Agência de Desenvolvimento, além da comemoração de 30 anos de implantação da unidade regional do Sebrae em Teixeira de Freitas. “No momento em que nos unimos, fazemos parcerias e criamos condições de trabalhar em conjunto, conseguimos multiplicar. Não tenho dúvidas que esse trabalho com a ADEX será efetivo no suporte, condição e visibilidade para retornos positivos à região”, destacou.
Em seguida, o gerente regional em Teixeira de Freitas, Alex Brito explicou a iniciativa do Sebrae em promover a formação através do LIDER. “O programa nasceu para responder à carência de uma atuação integrada entre as lideranças do poder público, entidades privadas e do terceiro setor para a promoção do desenvolvimento sustentável e econômico dos territórios. Vocês, líderes, se dedicaram tanto e cumpriram o que foi proposto e estão assumindo novos caminhos de fundamental importância. Contem sempre com o apoio do Sebrae”, comentou.
Presidente da ADEX, a empresária Cleide Ferreira apresentou a agenda de desenvolvimento às lideranças regionais para a condução de políticas públicas e privadas, além dos quatro pilares utilizados como estratégia regional: competitividade e negócios locais, empreendedorismo e formação de capital humano, integração regional e desenvolvimento sustentável, qualidade dos serviços públicos. Foi também lançado um convite para lideranças engajadas da sociedade se candidatarem a membros da Agência de Desenvolvimento do Extremo Sul.
Ao final, foram apresentadas as lideranças que compõem a ADEX, com a diretoria e coordenadores de núcleo:
Presidente: Cleide Ferreira
Vice-presidente: Maxsoely Brito
Diretor jurídico: Fábio Brito
Diretora de comunicação: Geise Langa
Secretária Executiva: Vanuza Neves
Diretor Financeiro: Adriano Correia
Núcleo Observatório Inteligente: Climéria Paraguassu
Núcleo Território Empreendedor: Crislene Prates
Hub de Inovação: Vilmar Junior
Campo 5.0: Anne Ferraz