O Banco do Nordeste realizou junto à secretaria de Agricultura de Alcobaça nesta quinta-feira, 30 de março, uma reunião de Prestação de Contas 2022. O encontro aconteceu na sede da Pasta, em São José de Alcobaça, e reuniu demais secretarias do município e produtores locais.
O evento serviu ainda, para detalhar os valores aplicados durante o ano passado no município e também serviu para alinhar as estratégias para prosseguir com o desenvolvimento da agricultura em Alcobaça.
Nacelmo Oliva, gerente da agência do Banco do Nordeste em Itamaraju, explica que dentre as aplicações como CREDIAMIGO, AGROAMIGO, PRONAF, PMPR, MPE e demais ações, o Banco do Nordeste aplicou em parceria com o município, o crédito de mais de R$ 11 milhões em negócios, beneficiando os produtores de Alcobaça.
Oliva destacou a parceria com a secretaria municipal de Agricultura como importante para viabilizar o contato e estreitar a relação com agricultor, principal beneficiado com as ações de crédito.
O agricultor Juscinei Andrade, um dos beneficiados com as linhas de crédito oferecidas pelo Banco Nordeste, conta que aplicou o recurso no cultivo de pimenta, já colhendo os frutos do investimento, “com o apoio do Banco do Nordeste e da prefeitura de Alcobaça, a gente leva renda para o campo evitando a evasão dos jovens que muitas vezes deixam suas famílias para buscar melhores condições nos grandes centros urbanos. Com recurso próprio eu não teria como plantar”, ressaltou.
O secretário de Agricultura de Alcobaça, Rubens Farias, o ‘Rubão, destacou que a parceria com o Banco do Nordeste possibilita o desenvolvimento da agricultura, beneficiando o pequeno, médio e grande produtor com linhas de crédito para todos os setores.
“É um momento muito importante de muita transparência. Quero parabenizar o Banco do Nordeste por esta ação que nos fortalece e nos faz acreditar cada dia mais no trabalho e na importância do crédito para o agricultor, pequeno produtor, para o empresariado em ger
al. As linhas de crédito trazem condições mais favoráveis e viabilizam uma maior produção com geração de emprego e renda”, pontuou o secretário.
‘Rubão’ explicou ainda, que a prefeitura de Alcobaça dispõe de várias parcerias com órgãos como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, além de entidades representativas do setor rural, para oferecer cursos de formação e assistência técnica, com objetivo de capacitar o homem do campo e fortalecer a agricultura de Alcobaça.
Além da assistência própria do município os produtores também contam com profissionais técnicos do SENAR que com iniciativas de capacitação no campo, favorecem a produção de leite, cacau, o setor da apicultura, cafeicultura e também da mandiocultura.