Todos os anos, o dia de São Pedro é comemorado com muita festa em Alcobaça. Em tempos de pandemia do novo coronavírus, então, a fé nunca se fez tão necessária e importante para ajudar na superação desse momento difícil.
A tradicional festa dos pescadores foi comemorada, nesta segunda-feira (29), de um jeito diferente.
Tanto o cronograma religioso, quanto o festivo sofreram alterações. O encontro de centenas de pessoas na Praça São Pedro foi substituído por imagens de fiéis compartilhando – nas redes sociais – a missa campal, procissão e carreata.
A devoção não permitiu abrir mão da imagem do santo, transportada no desfile de barcos e na procissão por várias ruas da cidade.
O evento religioso foi organizado pela Comunidade do bairro São Pedro e a Paróquia São Bernardo, com novenas presididas pelo Padre Raul Felipe (Pároco) e Padre Mateus (Vigário Paroquial).
Tudo seguindo as recomendações do distanciamento e do uso de máscaras para homenagear o padroeiro dos pescadores alcobacenses.
A organização e o apoio foram da Prefeitura Municipal de Alcobaça, Colônia Z-24, Câmara Municipal de vereadores e Policia Militar da Bahia.