Vereadores de Itamaraju tiveram uma audiência com o secretário de Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino, para cobrar medidas para conter a violência contra o parlamentar Edson Dias, conhecido como Som de Nova Alegria do PT.
Pelo menos sete parlamentares participaram do encontro com Mandarino que determinou escolta policial para oito vereadores que fazem parte do chamado bloco G-8 que afirmam terem sofrido ameaças por telefone.
Todos eles temem ataques, após o petista ter recusado oferta de propina no valor de R$ 150 mil para votar no candidato à presidência da Câmara apoiado pelo prefeito Marcelo Angênica (PSDB) e por um empréstimo milionário de R$ 50 milhões junto a Caixa Econômica Federal (CEF).
A reunião com o secretário ocorreu na Casa Militar na última terça-feira 19, desde então, os parlamentares seguem cumprindo agenda na capital baiana.
LEIA TAMBÉM:
De acordo com a vereadora Joseny Alves, conhecida como Ny, da reunião também participou a procuradora-geral de Justiça e chefe do MP baiano, Norma Cavalcanti que assegurou celeridade no inquérito que corre no Ministério Público Estadual e também vai acompanhar o processo que envolve a eleição da mesa diretora da Câmara de Itamaraju marcada para 9 de agosto.
A delegada-geral da Polícia Civil Heloísa Campos Brito e o Chefe da Casa Civil do Governo da Bahia, Carlos Mello, também estiveram presentes na reunião que buscou traçar medidas preventivas para conter a violência e a intolerância na política.
À delegada-geral da Polícia Civil, Som relatou que sequer foi recebido pelo delegado de Itamaraju e que o boletim de ocorrência foi registrado na delegacia de Teixeira de Freitas onde foi realizado exame de corpo e delito. “Não deu a devida atenção ao fato”, conta ele ao Siga a Notícia.
Além de Som de Nova Alegria e da vereadora Ny, também participaram do encontro os vereadores Alex Soares, Francisco Carlos, Daniel Nascimento, Adriano Pinaffo e Domingos Jesus.
Agressões e ameaças à jornalistas
A https://sigaanoticia.com.br/wp-content/uploads/2021/11/estudos-1.gifistração do prefeito Marcelo Angênica já registra histórico de agressão e ameaça a opositores políticos e a profissionais de imprensa. Em dezembro, durante a visita do presidente Jair Bolsonaro ao município, foram registradas cenas lamentáveis onde o secretário de Obras de Itamaraju, Antônio Charbel, apareceu agredindo uma jornalista.